A Semente e o Fruto






A Semente e o Fruto



Lucas 12.34: “Porque onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração”.

Salmos 146.3-5: “Não confieis em príncipes nem em filhos de homens, em quem não há salvação. Sai-lhes o espírito, e eles tornam para sua terra; naquele mesmo dia, perecem os seus pensamentos. Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio e cuja esperança está posta no SENHOR, seu Deus”

INTRODUÇÃO:
O homem nasce numa sociedade competitiva e desde pequenino é ensinado e incentivado a buscar os primeiros lugares na vida. A cultura geral ensina que o homem vale pelo que possui e isso não é de hoje: basta ver Josué 7.21. Essa realmente não é a vontade de Deus, que mostra toda sua alegria para conosco quando aprendemos a depender dEle em cada dia (Êxodo 16.19-20). Nos dias de hoje, o MANÁ é dado em forma de moeda: o homem depende de seu emprego, o empresário depende se suas vendas e dos seus contratos, a igreja depende da fidelidade e da voluntariedade dos crentes (esse é o maná dos nossos dias)

1) O MANÁ NÃO PODE FALTAR:

a) Deus provê até para os dias de folga (Êxodo 16.4);

b) O sustendo no deserto é o MANÁ, mas fora do deserto é o fruto (2 Coríntios 8.14-15);

2) O MANÁ PODE SER MAIOR PARA UNS E MENOR PARA OUTROS: em qualquer dos casos o Senhor encherá o coração de alegria, aleluia!

a) Êxodo 16.16-19 mostra que não adianta ajuntar tesouro para o dia seguinte. Tem gente que pensa estar acima das nuvens só porque possui um patrimônio elevado, até que caia uma fatalidade sobre a sua vida (SEQUESTRO, MORTE, DENÚNCIAS, PROCESSOS etc), só aí é que vai querer lembrar de Deus. Algumas vezes isso acontece tarde demais. MISERICÓRDIA, SENHOR!

3) O MANÁ DE HOJE É O FRUTO:

a) No deserto o povo estava de passagem (vivia peregrinando) e realmente não teria como esperar o tempo da colheita. Por isso o Senhor quebrou a regra fundamental da natureza - “No suor do teu rosto, comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado, porquanto és pó e em pó te tornarás” (Gênesis 3.19) – e lhes proveu um alimento estranho, que caía do céu. Mas tão logo se tornou possível, o Senhor restabeleceu a ordem.

b) SEMEAR EM TERRENO FÉRTIL VAI RESULTAR EM FRUTOS MAIORES, MELHORES E MAIS ABUNDANTES (2 Coríntios 9.6).

CONCLUSÃO:

Além do terreno, sabemos que uma boa colheita depende também do tipo de semente que utilizamos. João 12.24 fala da maior de todas as semeaduras.

Cabe a mim e a você a missão de dar prosseguimento à semeadura iniciada por Jesus. Isso explica porque o Senhor tem recompensado com tanto amor os que SEMEIAM sua obra com DÍZIMOS e, principalmente com OFERTAS VOLUNTÁRIS. Interessante que o Senhor Jesus foi o grão de trigo que caiu na terra e morreu, mas nós não precisamos morrer para semear, tão somente temos que aplicar nosso coração na obra, lembrando que CORAÇÃO implica em TEMPO + TRABALHO + RECURSOS.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUE DAREI EU AO SENHOR???

SEM LENHA O FOGO SE APAGA (Pr. Geziel Gomes)

AIMAÁS E O ETÍOPE, OS 4 MENSAGEIROS